quinta-feira, 12 de novembro de 2009



C. E. L. - CENTRO DE ESTUDO DE LÍNGUAS
E. E. PROFº JOÃO DIAS DA SILVEIRA
DE LESTE 5


R. Souza Breves, 80 - Tatuapé - São Paulo/SP
Fone: 2097-2935






Cursos Gratuitos de Idiomas aos Alunos da Rede Estadual de Ensino DO ESTADO DE SÃO PAULO


Exclusivamente aos alunos MATRICULADOS nas Escolas Estaduais,
a partir da 6ª série do Ensino Fundamental.

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O CURSO DO 1º SEMESTRE DE 2010



DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

- Declaração de Escolaridade
- 1 foto 3X4 recente (com nome do aluno no verso)
- 1 cópia do RG e RA
- 1 cópia da Certidão de Nascimento
- 1 cópia do Comprovante de Residência com bairro, CEP e nº do telefone anotados

*Presença obrigatória do Pai ou Responsável para assinar a Matrícula



DURAÇÃO DO CURSO
6 SEMESTRES (3 ANOS)


4h/a semana
Segundas e Quartas
Terças e Quintas
ou aos Sábados

CURSO OFERECIDO


ESPANHOL








ENDEREÇOS DE OUTROS CELS NO ESTADO DE SÃO PAULO





A HISTÓRIA DO CEL

O CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS - CEL


O Centro de Estudos de Línguas (CEL) é um programa da Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo, que oferece aos alunos da rede estadual a possibilidade de acesso a uma segunda língua estrangeira moderna, além do inglês, oferecido nos quadros regulares. O objetivo do CEL é propiciar aos alunos diferentes oportunidades de desenvolvimento de novas formas de expressão lingüística, enriquecimento curricular e acesso a outras culturas contemporâneas, além de ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. A criação do CEL decorreu da necessidade de a escola oferecer ensino da língua espanhola, no contexto da política de integração do Brasil na Comunidade Latino-americana, no final da década de 80. Atualmente, são oferecidos também outros idiomas, visando ampliar o restrito universo do monolinguismo, de forma a garantir aos jovens a abertura de novos horizontes no campo do saber e da profissionalização. Os cursos oferecidos, além do espanhol, são francês, italiano, alemão e japonês.

A Criação:

Em 1987, a Secretaria da Educação, dando cumprimento à decisão política do Governo do Estado de São Paulo de integração latino-americana, constituiu uma Comissão para a implantação das disciplinas de Língua Espanhola e de História da América Latina no quadro curricular das escolas estaduais. A criação dos CELs surgiu como a medida mais viável para introdução da Língua Espanhola, uma vez que a inclusão de línguas estrangeiras modernas no currículo, assegurada pelos dispositivos legais vigentes, concentrava-se no ensino de inglês.Em 10 de agosto de 1987, por meio do Decreto nº 27.270, foram criados os Centros de Estudos de Línguas, na Rede Estadual de Ensino. Para cumprir as determinações do Decreto, foram viabilizadas as seguintes ações: elaboração de um anteprojeto de organização dos Centros, uma minuta para um possível Regimento e um esboço de proposta curricular; coleta de dados sobre escolas da Rede interessadas em abrigar o Centro, desde que dispusessem de espaço físico e facilidade de acesso; abertura do cadastramento de professores habilitados em Língua Espanhola. Os membros da Comissão, que pertenciam à USP e à UNESP, forneceram um levantamento do número de graduados em Língua e Literatura Espanholas nos últimos anos, e a Associação de Professores de Espanhol apresentou uma relação de seus associados.


Começando com a Língua Espanhola.

Com base nas informações da comissão constituída, as Coordenadorias puderam instalar os Centros imediatamente, uma vez que havia escolas interessadas e com possibilidade de os abrigar, e disponibilidade de cerca de 400 professores interessados em lecionar a Língua Espanhola.
Simultaneamente, na Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), uma subcomissão pedagógica trabalhou na elaboração da proposta curricular de Língua Espanhola e da proposta pedagógica para os cursos dos Centros de Estudos de Línguas.
Essas ações, além de concomitantes, foram integradas visando garantir não só a uniformidade das medidas adotadas, como também o cumprimento dos preceitos legais, direitos adquiridos ou princípios de autonomia conferidos as escolas.
A Resolução SE nº 271, de 20 de novembro de 1987, dispôs sobre o funcionamento e as atividades dos Centros de Estudos de Línguas. No parágrafo único do artigo 1º, ficou autorizado exclusivamente o ensino de língua espanhola, no primeiro ano de funcionamento dos Centros.


ESPANHOL


SABER FALAR OUTRA LÍNGUA É FUNDAMENTAL PARA AUMENTAR AS CHANCES DE EMPREGO, POIS É UM DIFERENCIAL PARA INGRESSAR NO MERCADO DE TRABALHO.
COMO SABEMOS EXISTEM EM NOSSO PAÍS, MUITAS MULTINACIONAIS, HOTÉIS, RESTAURANTES QUE CONTRATAM FUNCIONÁRIOS QUE TENHAM ESSE PRÉ-REQUISITO.
HOJE QUEM FALA ESPANHOL CONCORRE COM MAIS VANTAGENS, POIS ELE É O IDIOMA OFICIAL DO MERCOSUL E DE MAIS DE 20 PAÍSES, FALADO POR MAIS DE 500 MILHÕES DE PESSOAS EM TODO O MUNDO.
O ESPANHOL É UM IDIOMA DE FÁCIL ASSIMILAÇÃO POR SER MUITO PARECIDO COM O NOSSO.
COM A VINDA DA “COPA” E DAS “OLIMPÍADAS” SABER ESPANHOL FACILITARÁ A IDA DOS ESTUDANTES PARA OS DIVERSOS EMPREGOS QUE SERÃO CRIADOS.
NÃO PERCA TEMPO E MATRICULE-SE JÁ. NOSSO MÉTODO RESULTA NUM APRENDIZADO
AGRADÁVEL, PRAZEROSO, EFICIENTE E RENTÁVEL.

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